mundosemuros@gmail.com

Melhores lugares para conhecer em Cairo – Egito

img 2674 al - Melhores lugares para conhecer em Cairo - Egito

Após nossa estadia em Aswan, passando por Abu Simbel e posteriormente em Luxor, foi a vez de voltarmos para Cairo, para aproveitar um dia inteiro desvendando as pirâmides e filmando o Museu de Cairo, já que quando fomos pela primeira vez, após nossa estadia no deserto, não tivemos muito tempo para isso. Na nossa primeira ida, conseguimos entrar por cerca de 1 hora no complexo de Gizé, fomos também no museu, na Mesquita de Muhammad Ali, no mercado Khan-el-Khalili, na Grande Basílica de São Jorge e na Igreja Suspensa. Confira com nós então, a nossa experiência e melhores lugares para conhecer em Cairo!

Pegamos o trem de Luxor para Cairo cerca de 1:00 (atrasado!). A passagem do trem de 2° classe foi 85 EGP para cada. Obs.: Como nos guichês não é permitida a venda de tickets de 1° e 2° classe para turistas, somente para locais, o dono do hotel em que ficamos comprou para nós.

Chegamos cerca de 11:00 na cidade, e fomos apé até nosso hotel. Indicamos muito o hotelpara quem procura um hotel barato, pois o quarto era aconchegante, a localização boa e os funcionários nos ajudaram bastante, até porque a Renata passou MUITO mal 2 dias, prolongando nossa estadia na cidade.

Se você viaja como nós, tentando economizar sempre, se prepare para enfrentar o caos de Cairo, o trânsito sem lei, o qual você precisa se atirar na frente para conseguir atravessar a rua, pessoas te acediando verbalmente o tempo todo (principalmente se for mulher), gritaria, vendedores que te perseguem, condições precárias, lixo por toda parte… Mas, é uma experiência incrível estar no Egito e vivenciar uma cultura tão diferente da nossa.

Comer no Egito é uma aventura e um grande estresse. Nem sempre os cardápios estão traduzidos para outros idiomas, então decidir o que comer nessas horas é um pouco aflitivo, ainda mais para nós que não comemos carne. Se você também é vegetariano, se prepare para comer muito Falafel e Koshary!!

Cairo é muito populoso, nas ruas e becos é possível ver o quanto a cidade é saturada, em torno de 9.5 milhões de pessoas, por isso não é apenas a maior cidade do Egito, como também a maior cidade da África e do mundo árabe. Considerando também a região metropolitana, esse número se extende a 24 milhões de habitantes.

Dentro e perto dos lugares turísticos tentam tirar dinheiro de você de todas as formas possíveis, por isso fique sempre atento e realmente ignore qualquer tentativa de aproximação.

Agora confira os lugares em que escolhemos visitar, mas antes assista o vídeo que produzimos:

Pirâmides de Gizé

Nem precisamos falar o quanto incrível é a sensação de estar nas pirâmides! Ainda mais indo por conta própria, sem horário e podendo aproveitar todo o complexo. Quem nunca estudou na escola o período faraônico e desde lá sentia vontade de conhecer e olhar tudo de perto?

As pirâmides nada mais eram que tumbas luxuosas para os faraós. Elas foram por muitos e muitos anos a mais antiga construção feita pelo homem, só sendo substituída pela Torre Eiffel, mais de 4.400 anos depois. Para botar de pé as pirâmides, construídas a cerca de 2.560 a.C, estima-se que 30 mil egípcios trabalharam durante 20 anos, alguns apostam em 100 mil trabalhadores, mas nós ficamos com a teoria dos Ets?, pois vendo tudo aquilo, ainda não parece possível! Na maior das pirâmides, a Pirâmide de Quéops, cerca de 2,3 milhões de blocos foram usados, cada um pesando de 2,5 TONELADAS. Em lugares específicos, como a câmara do rei, havia pedras gigantes, estimadas em até 80 toneladas.

Na verdade, por todo o Egito existem mais de 100 pirâmides que não recebem a mesma atenção dada às famosas Quéops, Quéfrem e Miquerinos. Até mesmo dentro da Necrópole de Gizé, existem 9 pirâmides ao total, sendo algumas bem pequeninhas.

A esfinge também é maravilhosa! Ela é a maior estátua esculpida num único bloco de pedra. Para os egípcios antigos a imagem de uma esfinge significava poder/força e sabedoria, sendo a sabedoria do humano e a força do corpo de leão. Serviam, como protetoras das pirâmides e templos.

Com um bilhete geral você tem acesso a todo o complexo, inclusive a esfinge de perto. É possível entrar na pirâmide de Quéops e na de Miquerinos com um bilhete extra (que é comprado somente na entrada da grande pirâmide, pois existem duas entradas), mas quase ninguém sabe que também é possível entrar de GRAÇA dentro uma outra pirâmide menor, não sabemos exatamente qual foi, pois estávamos caminhando e um trabalhador nos levou até lá (provavelmente esperando gorjeta), então para economizar, se você deseja ver como é uma pirâmide por dentro, já que dizem que por dentro são todas igual, vale a pena ir nesta!

Ah, e se prepare para milhões de aproximações dos homens com seus camelos (e coitados dos camelos… é muito triste) tentando oferecer de forma muito insistente passeios. Se você tem um pouco de compaixão com esses animais que são colocados trabalhar e fazer esforço o dia inteiro, e até maltratados, prefira fazer tudo a pé!

  • Horário: Diariamente das 7h às 17h.
  • Valor: 120 EGP, estudantes pagam meia. Pagamos mais 20 EGP para entar com tripé da câmera.
  • Entradas extras:  Queóps – 200 EGP, Miquerinos – 60 EGP.

pirâmides do Egito vistas de longe pirâmide de gizé e esfingeduas mulheres nas piramides do egito

Museu do Cairo

O Museu do Cairo é um imenso acervo, aonde guardam (ou melhor, depositam) muitas relíquias espetaculares do Egito. Infelizmente ele é bastante desorganizado, em algumas partes parecendo como um depósito, pois quase nada possui informação e muitas obras são apenas colocadas lá. O pré­­dio também não tem sistema de climatização adequado para boa parte do acervo.

Apesar disso, é possível aproveitar bastante e ficar de boca aberta podendo chegar pertinho e ver cada detalhe dos tesouros da civização egípicia. Como poderiam fazer tudo aquilo naquela época? O Museu Egípcio do Cairo é um dos maiores museus em todo o mundo em termos de quantidade de objetos expostos. Segundo estimativa, ele possui cerca de 135.000 objetos expostos, datados desde a Pré-história até o período greco-romano.

Vale a pena também pagar um ingresso a mais para entrar na Sala das Múmias! Talvez a parte mais legal no museu. Você olhar para alguém que viveu 3 mil anos atrás, fiozinho de cabelo que permanece até hoje, unhas, nariz… (Confere aí no nosso vídeo que temos um pedacinho). O ingresso é vendido lá dentro mesmo. Existe também um terceiro ingresso que dá acesso a sala dos tesouros de Tutancâmon, com a famosa máscara de ouro, mas optamos por não ir.

  • Horário: Aberto diariamente das 09h às 19h.
  • Valor: Entrada do museu: 75 EGP, estudantes pagam meia. Para entrar com câmera fotográfica é necessário um ticket especial, que custa 50 EGP.
  • Sala das múmias: 150 EGP, estudantes pagam meia. 

antigo e original papiro do egito antigos sarcófagos egípicios museu do cairo

Mesquita de Muhammad Ali e Cidadela do Cairo

O Egito não é só feito da época dos faraós! Desde a era medieval este é um país árabe e teve uma figura marcante na sua história que foi Saladino, o primeiro Sultão do Egito. Além de grande guerreiro, ele foi também um ótimo administrador, sendo responsável por grandes construções como a Cidadela.

A cidadela é um local muito bacana, com uma lista vista para a cidade de Cairo, tornando-se como um mirante.

A mesquita, que localiz-se dentro da cidadela e é sua maior atração, também é o túmulo de Mohammed Ali, um grande governante do Egito. Ela foi construída entre 1830 e 1848 e é uma das mais importantes do Cairo, apesar de Cairo possuir mais de MIL mesquitas.

No interior da cidadela também podemos visitar a Mesquita de Amr Ibn al-Aas, a primeira mesquita construída no Egito.  A entrada não é permitida a não muçulmanos durante as orações, mas fora dela os turistas são bem vistos.

  • Horário: Diariamente das 8h às 17h.
  • Valor:  60 EGP, estudantes pagam meia.

Mesquita de Muhammad Ali cidadela do cairoMesquita de Muhammad Ali em cairocairo visto de cima da cidadelaMesquita de Muhammad Ali cairo

Bazar Khan-el-Khalili

Um mercado egípcio com muitas barraquinhas de souvenires, temperos, roupas típicas, jóias (muita coisa falsificada), etc. Bom, você encontra de tudo em suas centenas de ruelas. Não queríamos comprar nada, até porque os preços iniciais são absurdos e para comprar algo você precisa entrar naquela negociação chata. Então só queríamos mesmo caminhar para conhecer, já que o mercado é muito bonito, ainda mais fim de tarde e noite, por conta das luzes.

  • Horário: Dependende da loja, algumas ficam abertas 24 horas.
  • Valor: Gratuito.

roupas tradicionais Bazar Khan-el-Khalililuminárias tradiconais no Bazar Khan-el-Khalili cairo

Grande Basílica de São Jorge e Igreja Suspensa

Entre 10-20% da população egípcia atual se identifica como cristã, e estas em geral são cristãs coptas. A religião copta é uma das vertentes mais antigas do cristianismo. Não é subordinada à Igreja Católica, tendo até mesmo seu próprio Papa.

A Grande Basílica tem uma arquitetura interna muito bonita, até mesmo o olho de hórus aparece no topo da portinhola para o santuário principal da igreja, onde fica o altar. Também é possível descer até uma antiga cripta no subterâneo.

O nome oficial da Igreja Suspensa é Igreja Ortodoxa Copta da Santa Virgem Maria, Ela é nomeada popularmente por Igreja Suspensa, pois fica no alto das ruínas de 2 torres da fortaleza, que havia sido erguida em 98 d.C. O nome da igreja tem ligação com lendas de aparição da Virgem Maria naquele local e ela é a sede da Igreja Copta, que tem seu próprio papa.

O passeio foi legal, mas entramos lá por indicação e como sempre, sozinhas sem guia, sem saber nada da sua história, então não vamos nos arriscar a contar muita coisa aqui, mas vale a pena!  

  • Igreja Suspensa: 9h às 17h, de segunda à quinta e aos sábados. Sextas e Domingo: 11h às 17h.
  • Valor: Gratuito.

Grande Basílica de São Jorge

Esperamos que gostem!

Para acompanhar nossas aventuras, se inscrevam lá no canal do YouTube e no Instagram.

Qualquer dúvida ou dica deixe aqui nos comentários!

 

3 comentários

  1. Casal Viajantee disse:

    Oi, adoramos o canal, também viajamos low cost, atualmente estamos na Malásia
    Já passamos pelo Egito e é lindo!!!
    Nossas fotos estão no goo.gl/P1JuBM , olhem lá se quiserem mandem email pra trocamos ideias

    • Oláa Casal Viajante! Que bom que gostaram <3 Malásia está na lista tbm hahahaha já sabem o próximo destino de vcs? Tentei e tentei abrir o link e não consegui, dá sempre na página de login do behance, mesmo eu fazendo o login. Mandem para a gente lá no face, queremos olhar. abraços

  2. […] Bahariya Oasis partimos para conhecer Aswan, Abu Simbel, Luxor, Cairo e Sharm El Sheikh. Não fizemos post especial sobre Sharm, mas ficamos na casa de um conhecido […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *