mundosemuros@gmail.com

A incrível fortaleza de Massada – Israel

img 3300passaros - A incrível fortaleza de Massada - Israel

Vamos começar contando um pouco a história do local, que apesar de toda paisagem incrível que a região oferece, a história sempre é muito fascinante! Quando você estiver por Israel, não deixe de conhecer estas ruínas, depois você pode aproveitar um banho no Mar Morto e relaxar, principalmente se você subir Massada pela trilha, que é MUITO cansativa!

subida na fortaleza da massa em israel

Massada foi reconstruída a mando do Rei Herodes, “O Grande”, a partir do ano 30 a.C.. O rei aproveitou as características do local para criar uma segura fortaleza, tendo em vista que é um planalto muito alto, íngrime e com terreno acidentado. Para se ter idéia, Massada se eleva cerca de 520 metros acima do Mar Morto. Mas lá existia tudo para viver, com construções primorosas ele criou uma cidadela fortificada e também um refúgio próprio, já que era um homem muito procurado e odiado pelos judeus.

Após a morte de Herodes, Massada foi capturada pelos Romanos, mas um grupo de Zelotas, uma seita judaica que lutava firmemente à dominação romana, a ocupou de surpresa em 66 e.C.. Então, juntou-se a este grupo em Massada mais um contingente de rebeldes e suas famílias, vindos de Jerusalém, após a cidade ter sido destruída. Lá em cima encontravam-se armas, munição comida, água, ferro e chumbo para fazer mais armas e munição, se tornando um ótimo refúgio aos judeus que resistiam ao domínio romano.

admirando o nascer do sol na fortaleza da massada

Primeiros raios de sol na metade da trilha da serpente

No ano 73 e.C, os judeus começaram a ver tropas romanas se aproximando e ficaram com medo que pudesse iniciar uma nova revolução, com isso, cercaram toda Massada para se proteger. Os romanos decidiram eliminar de uma vez este posto de resitência.

O número de romanos esperando para conquistar Massada era absurdo! 15 mil soldados  aguardando a hora, contra apenas 967 judeus, entre eles, mulheres e crianças.

Os romanos acamparam na base e moveram milhares de toneladas de pedras e terra batida na operação de construir uma rampa para acessar Massada, que atingiu os 100 metros de altura. Agora vem a parte mais incrível desta história:

Quando finalmente eles conseguiram entrar na fortaleza, os soldados encontraram apenas cadáveres! A pequena população que vivia lá preferiu se sacrificar a ter que se render aos soldados, ver suas mulheres possuídas pelos romanos e ter que adorar um outro Deus. Cada homem matou a prórpia esposa e filhos e então fizeram sorteios e se mataram entre si até que o último homem ateou fogo contra o próprio corpo.

fortaleza da massada em israel

Duas mulheres e cinco crianças sobreviveram se escondendo em uma cisterna e foi assim que a história se tornou conhecida.

Durante muitos anos, tudo isso ficou abandonado. Até que, com a criação do estado de Israel, em 1948, o local passou a ser mais bem cuidado, hoje se tornando um Parque Nacional e muito turístico à todos que visitam o país.

O grande atrativo hoje em dia é assistir o nascer do sol no topo do morro! Existem duas formas de acesso, pela trilha da serpente,  realizando uma subida íngrime em torno de 1 hora de trilha (muito cansativo) ou subir de bondinho. Porém, o bondinho só começa a trabalhar 8 horas da manhã, então para quem quer curtir o nascer do sol, precisa ter fôlego! Começamos subir em torno de 5:30 da manhã e o sol começou nascer no meio da caminhada, mas chegamos lá em cima fomos muito recompensadas!

Dica: Leve MUITA água se for realizar a trilha e roupas confortáveis. Israel faz muito calor e é sempre muito seco. Estamos quase no verão e em alguns dias a temperatura se torna massacrante (hoje fez 41graus). No inverno a temperatura diminui um pouco e é mais recomendável este passeio.

nascer do sol na fortaleza de massada

A recompensa após a trilha. Sol surgindo em meio as montanhas com o Mar Morto ao fundo.

nascer do sol na fortaleza de massada israel

 

Do alto de Massada, vemos Mar Morto com suas praias paradisíacas e sua água extremamente salgada e azul. No próximo post iremos falar sobre o Mar Morto, fiquem ligados!

Valores:

  • Adultos –  NIS 28
  • Crianças – NIS 14
  • Estudantes – NIS 24

Para subir e descer de teleférico é preciso pagar NIS 74, incluindo o valor da entrada.  Para usar o teleférico em uma direção, subida ou descida: NIS 56.

 

2 comentários

  1. NO disse:

    Vergonha de vocês fazendo vakinha, são muito cara de pau. Mas gurias bonitas como vcs sempre tem trouxas que compram as coisas né, se duvidar nem a camera que quebrou foi vcs que compraram com dinheiro do bolso.
    Pensem bem, com tanta gente pedindo dinheiro por motivo se saúde no site da vakinha e vocês querendo ficar na paz sem esforço, vão carpir lote pra ganhar dinheiro.

    • Cara de pau é um (a) babaca como você disseminando ódio na internet em vez de realmente ajudar as ações que você acredita, além de não ter coragem suficiente para mostrar quem realmente é. Muita pena de alguém como você. Comprei meus equipamentos e estou viajando depois de muito trabalho e economia e CARPIMOS MUITO LOTE sim inclusive. Se sua miserável vida é infeliz não venha querer dar pitaco na vida dos outros, pq nós sabemos o quanto nos esforçamos para seguir nossos sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *