mundosemuros@gmail.com

Quinta da Regaleira – Sintra, Portugal

quinta da regaleira em sintra portugal

 

A Vila de Sintra (pertencente ao distrito de Lisboa) por si só já é mágica. Visitar a Quinta da Regaleira é entrar em um mundo diferente do habitual, um dos lugares mais misteriosos de Portugal, em meio a natureza, rodeado por jardins, lagos, grutas,  túneis, rochas e muitas construções incríveis e enigmáticas. A Regaleira teve vários proprietários, mas foi Antônio Augusto Carvalho Monteiro, em 1892, que comprou a terra e começou a transformar no que vemos hoje (com a colaboração do famoso arquiteto italiano Luigi Manini). Antônio, conhecido também por “Monteiro dos Milhões”, nasceu no Brasil e foi herdeiro de uma grande fortuna vinda do comércio de cafés e pedras preciosas. Um homem culto, colecionador de antiguidades e muito apaixonado por assuntos ligados a maçonaria, alquimia e simbologias, idealizou a Regaleira como uma “mansão filosofal”.

IMG_033444-Pano

Poço Iniciático

Para quem deseja conhecer, vale ressaltar que a distância da estação de comboio (Sintra) até o parque é cerca de 20 minutos a pé (bem tranquilo, diferente do Palácio da Pena que você precisa ir de carro – ou ser guerreiro haha). Confira a localização aqui. Para quem for sair de Lisboa pegue o CP Comboios (€2,25 ). Nós saímos da estação Sete Rios e foi direto a Sintra em 35 minutos.

Logo na entrada do parque é cobrado valor de €6 e entregue um mapa com a localização de cada lugar no jardim. Um local que parece que saiu de um conto de fantasias, onde foram concretizadas diversas interpretações simbólicas e mitos que alimentaram a imaginação do homem ao longo da história, usando características arquitectónicas neogóticas, manuelitas e românticas.

Chegamos cedo,  logo depois do parque abrir (9:00), e corremos diretamente para o Poço Iniciático (ou também chamado de Torre Invertida), para conseguir boas fotos, uma vez que era o lugar que mais desejávamos conhecer, antes mesmo de vir a Portugal. Chama-se de Poço Iniciático, pois acredita-se que o lugar era utilizado para rituais de iniciação à maçonaria. É um pouco difícil achar a entrada, pois está encondida em meio as rochas. Mas quando entramos, nos deparamos com a imensa galeria subterrânea. A torre invertida possui 27 metros, por onde descem nove patamares de escadas até as profundezas da terra, recriando um ritual em que se descia ao abismo da terra (inferno) ou subia em direção ao céu. A descida também siginifica uma imensão dentro de si próprio, em busca do profundo da alma. Os nove patamares lembram os nove círculos do inferno, do purgatório, assim como os nove círculos do paraíso.

poço iniciático na quinta da regaleira em sintra portugalpanorâmica torre iniciática quinta da regaleira

Lá em baixo, existem alguns túneis escuros, que representam a viagem das trevas à luz, como um novo homem. Também existem lindos lagos,  eles representam os olhos da Terra, aonde os habitantes do mundo subterrâneo podem ver o mundo lá fora.

caminhando pelas pedras do lago quinta da regaleira sintra portugal

Lago da Cascata

Além da Torre, todo o resto do parque é íncrivel. Saindo dos labirintos e avançando pelos caminhos, podemos passar por diversos lugares interessantes, como por exemplo a Capela da Santíssima Trindade, que alude à Ordem de Cristo da missão templária e possui uma fachada muito bela, rica em detalhes e com símbolos enigmáticos e maçônicos. Perto dela também conhecemos o Palácio da Regaleira, que é o construção principal e muito imponente, onde a arte e cultura se unem ao conhecimento oculto e enigmático. Em todos esses lugares dentro do parque é possível perceber que nada foi feito sem uma razão, sendo evidente o simbolismo em cada canto que se passa.

palácio da regaleira em sintra

Palácio da Regaleira

palacio da quinta da regaleira em sintra

miradouro da cisterna quinta da regaleira

Miradouro da Cisterna

em cima da torre da regaleira em sintra portugal

A Torre da Regaleira foi construída para dar, a quem a sobe, a ilusão de se encontrar no eixo do mundo.

História interessante, não é mesmo? Dê uma olhada no nosso vídeo para conhecer mais:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *