mundosemuros@gmail.com

Sesimbra, uma apaixonante vila – Portugal

img 0178 - Sesimbra, uma apaixonante vila - Portugal

Sesimbra é uma apaixonante vila Portuguesa, pertencente ao distrito de Setúbal e do ladinho do Parque Natural da Serra da Arrábida. Pudemos, em uma tarde, visitar o Cabo Espichel, o Castelo de Sesimbra (ou dos Mouros, como também é conhecido), dar uma volta pelas lindas ruazinhas estreitas e lindas casas que a cidade ainda preserva e também caminhar costeando o mar.

O Cabo Espichel é conhecido por suas lendas, pegadas de dinossauros, vento forte e enormes falésias. Aqui no blog já falamos um pouquinho sobre o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, mas o Cabo Espichel é tão bonito quanto, se não mais. Além de uma natureza exuberante, o lugar é recheado de muitas histórias. Há quem diga também que no local foram gravadas algumas cenas do filme 007 – Ao Serviço de Sua Majestade.

cabo espichel em sesimbra portugal

O litoral de Espichel foi o cenário para algumas visões religiosas, fazendo com que a região se torna-se destino de peregrinação nos séculos 13 e 18. A história da visão mais conhecida hoje em dia ocorreu no século 15, quando houve uma aparição da Virgem Maria montada em uma mula gigante, subindo os penhascos íngremes do oceano. Ao chegar ao topo do penhasco (no que hoje é a Capela de Ermida da Memória), elas desaparaceram, deixando apenas as pegadas da mula. Dentro da Ermida existem painéis de azulejos que retratam um pouco da lenda e mostram as pegadas, que hoje sabe-se que eram de dinossauros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No local também encontra-se a Igreja Nossa Senhora do Cabo, uma igreja construída entre 1701 e 1707, e a Casa dos Cirios, duas alas de hospedarias onde os peregrinos podiam dormir e se alimentar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esta é a chamada Casa da Água. Com o aumento do número de peregrinos, D. José I ordenou a construção dela com o intuito de abastecer o local:

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Farol do Cabo Espichel é um dos mais antigos do país, porém não conseguimos ir até ele gravar. Sua construção foi devido ao Terremoto que atingiu o país em 1755, com intenção de iluminar as costas Portuguesas. O Farol é um dos 30 abertos à visitação pública em Portugal. As visitas podem ser feitas às quartas-feiras, das 14h às 17h, e para visitar em dias diferentes é necessário pedir autorização antecipadamente.

farol do cabo espichel e praia

Clique AQUI para ver a localização do Cabo Espichel

O Castelo De Sesimbra, também referido como Castelo dos Mouros, é uma muralha medieval que sua origem remonta ao século IX. Para apreciar a vista linda de Sesimbra e do litoral, é possível caminhar ao lado dos muros até chegar nas torres principais. Hoje em dia no Castelo são feitos alguns eventos culturais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Clique AQUI para ver a localização do Castelo de Sesimbra.

A orla da praia que se estende ao longo do centro da cidade é dividido em duas partes pelo Forte de Sesimbra: a Praia do Ouro e a Praia da Califórnia. É uma paisagem de tirar o folêgo! Nos últimos anos, as praias receberam bandeira azul, que distingue as melhores praias da Europa, tanto pela sua qualidade ambiental e condições de segurança, como pelos equipamentos de apoio e atividades de educação ambiental realizadas.

orla-da-praia-sesimbraorla da praia em sesimbra portugalruazinhas de sesimbra portugalpôr do sol na praia de sesimbra

Confiram nosso vídeo sobre Sesimbra:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *